quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quem Sou Eu? (Aqui estou Abaixo)

INFJ

INFJ(Aproximadamente 2-3% da população) INFJs habitam um mundo de idéias. Eles são independentes, pensadores originais com fortes sentimentos, princípios firmes e integridade pessoal.
INFJs confiam em suas próprias ideias e decisões mesmo em face do ceticismo. Eles são motivados por uma visão interna que valorizam acima de todos os outros fatores, incluindo opinião prevalecente ou autoridade estabelecida. INFJs frequentemente vêem significados mais profundos e têm uma percepção intuitiva das situações. Suas inspirações são importantes e válidas para eles, mesmo que os outros não compartilhem do seu entusiasmo.
INFJs são leais, comprometidos e idealistas. Eles são discretamente entusiásticos em ter as suas idéias aceitas e aplicadas. Eles valorizam a integridade e podem ser determinados a ponto de serem teimosos. Por causa da força da sua convicção e sua clara visão do que é melhor para o bem comum, INFJs podem ser grandes líderes. Eles, com frequência, são honrados e respeitados pelas suas contribuições.
Porque eles valorizam a harmonia e acordo, INFJs gostam de persuadir os outros da validade do seu ponto de vista. Eles conquistam a cooperação dos outros usando aprovação e elogio, em vez de discussão ou intimidação. INFJs se empenharão com intensidade em promover a amizade e evitar o conflito.
Via de regra, tomadores de decisões atenciosos, INFJs acham os problemas estimulantes e normalmente refletem com cuidado antes de agir. Eles preferem se concentrar com grande profundidade em uma coisa por vez, o que pode resultar em períodos de obstinação.
Empáticos e compreensivos, INFJs têm um forte desejo de contribuir para o bem estar dos outros. Eles estão conscientes das emoções e interesses das outras pessoas e, com frequência, lidam bem com pessoas complicadas. Os próprios INFJs tendem a ter personalidades profundas e complexas e podem ser ao mesmo tempo sensíveis e intensos. Eles podem ser reservados e difíceis de se conhecer, mas são desejosos de compartilhar seus mundos internos com aqueles em que confiam. Eles tendem a ter um pequeno círculo de amizades profundas e duradouras e podem gerar muita amabilidade e entusiasmo nas circunstâncias apropriadas.

Possíveis Aspectos Negativos
Uma vez que eles tendem a ser tão absorvidos com "a idéia", INFJs podem, algumas vezes, ser pouco práticos e são capazes de negligenciar detalhes de rotina que necessitam atenção. Tornando-se mais conscientes do que está à sua volta e confiando mais nas informações testadas, ajudarão os INFJs a ancorar as suas idéias criativas ao mundo real.
INFJs podem ser tão comprometidos com os seus próprios princípios a ponto de desenvolverem visão de túnel. Eles podem ser teimosos acerca de mudanças e podem resistir mudar uma decisão uma vez que tenha sido tomada. Algumas vezes eles desprezam fatos importantes porque não apóiam sua posição, ou resistem a idéias que conflitem com os seus valores. Eles podem não ouvir as objeções dos outros porque, para eles, sua posição parece inquestionável. INFJs necessitam tentar olhar para si mesmos e para o seu trabalho mais objetivamente, como outros fariam.
Porque são tão protetores da sua própria visão, INFJs tendem a controlar em excesso. Eles são frequentemente perfeccionistas e podem ser hipersensíveis à crítica. Embora sejam determinados, eles também têm dificuldade em lidar com conflitos nos relacionamentos e podem se tornar frustrados ou desiludidos se conflitos desenvolvem. Quanto mais objetivos INFJs podem ser acerca de si próprios e seus relacionamentos, menos vulneráveis eles serão a estas espécies de mágoas.

CARREIRA

O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do INFJ. Note que esses dez elementos podem se apresentar em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os INFJs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.


Como um INFJ, satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:

  1. Permita-me considerar e criar novas idéias e/ou abordagens para uma variedade de problemas, na maioria aqueles que ajudem as pessoas a crescer e a se desenvolver
  2. Permita-me produzir um produto ou serviço no qual eu acredito e do qual esteja orgulhoso
  3. Reconheça minha autoria e propriedade e minhas contribuições únicas
  4. Permita que me expresse e veja os resultados da minha visão
  5. Permita-me implementar minhas idéias para o bem das pessoas ou no serviço de outros; permita-me trabalhar face a face com os outros
  6. Seja feito em um ambiente amigável e livre de tensão onde minhas idéias se-jam seriamente consideradas e eu seja psicologicamente apoiado pelos meus esforços
  7. Possa ser feito independentemente, mas com a oportunidade de compartilhar frequentemente com os outros em um ambiente que seja amigável e livre de conflito interpessoal
  8. Permita-me organizar o meu próprio tempo e ambiente de trabalho e exercer controle significativo tanto sobre o processo quanto o produto
  9. Dê-me tempo adequado para formular e processar minhas idéias de forma que estejam satisfatoriamente preparadas
  10. Esteja em harmonia com os meus valores e crenças pessoais e permita-me manter um alto grau de integridade pessoal e profissional

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos INFJs incluem:

PONTOS FORTES

  • Bons em conceber abordagens criativas e alternativas para os problemas
  • Capazes de entender conceitos complexos
  • Promovem harmonia entre os outros
  • Líderes persuasivos e compromissados com aquilo no qual acreditam
  • Gostam de ajudar os outros a se desenvolver
PONTOS FRACOS

  • Podem ser inflexíveis e obcecados
  • Podem ser irrealistas acerca da viabilidade das idéias
  • Podem ser perfeccionistas e muito independentes para a cultura corporativa
  • Podem comunicar de forma muito complexa para que os outros entendam

Ocupações Populares para INFJs

Ao listar ocupações que são populares entre INFJs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que INFJs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada em ordem de importância e/ou preferência.
  • Orientador educacional
  • Professor de educação especial
  • Bibliotecário
  • Artista
  • Dramaturgo
  • Romancista/Poeta
  • Editor/Diretor de arte
  • Designer gráfico
  • Gerente de recursos humanos
  • Analista de cargos e salários
  • Advogado ambientalista
  • Negociante (de idéias e/ou serviços)
  • Nutricionista
  • Arquiteto
  • Tradutor/Intérprete
  • Cientista social (Ciências Sociais)
  • Fonoaudiólogo
  • Terapeuta ocupacional
  • Naturologista (Naturologia Aplicada)
  • Orientador vocacional e profissional
  • Psicólogo
  • Genealogista
  • Massoterapeuta

Personagem ilustrativo no cinema:
Malcolm Crowe (Bruce Willis) em O Sexto Sentido

Animal (?) Racional (!?)



We like to think that we are rational beings. Humane. Conscientious. Civilized. Thoughtful. But when things fall apart even just a little, it becomes clear we’re no better than animals. We have opposable thumbs, we think, we walk erect, we speak, we dream. But deep down, we’re all still rooting around in the primordial ooze, biting, clawing, scratching out an existence in the cold, dark world like the rest of the tree toads and sloths.

--

Gostamos de pensar que somos seres racionais. Humanos. Conscientes. Civilizados. Pensantes. Mas quando tudo dá errado, mesmo que só um pouco, fica claro que não somos nada além de animais. Temos polegares opositores, pensamos, andamos eretos, falamos, sonhamos. Mas lá no fundo, ainda estamos ligados às nossas raízes primitivas, mordendo, dando patadas, arranhando uma existência nesse mundo escuro e sombrio como o resto doss sapos e dos bichos-preguiça.

[...]

There’s a little animal in all of us, and maybe that’s something to celebrate. Our animal instinct is what makes us seek comfort, warmth, a pack to run with. We may feel caged, we may feel trapped. But still, as humans, we can find ways to feel free. We are each other’s keepers. Still we are the guardians of our own humanity. And even though there’s a beast inside all of us… What sets us apart from the animals is that we can think, feel, dream, and love. And against all odds, against all instinct… we evolve.

--
Há algo de animal em todos nós e talvez isso seja algo a ser celebrado. Nosso instinto animal é o que nos faz procurar o conforto, aconchego, um grupo pra andar. Talvez nos sintamos enjaulados, talvez nos sintamos presos. Mas como humanos, ainda podemos achar caminhos para sentirmos livres. Nós somos os protetores uns dos outros. Mais ainda: somos os guardiões da nossa própria humanidade. E mesmo havendo um monstro dentro de todos nós... O que nos separa dos animais, é que podemos pensar, sentir, sonhar e amar. E contra todas as possibilidades, contra todos os instintos... nós evoluimos.

FRASES LÓGICAS

“Tenho um nó na garganta.” (Tiradentes)
“Gosto da humanidade.” (Canibal)
“Chega de negro!” (Ku Klux Klan)
“És a única mulher da minha vida.” (Adão)
“O evento foi um verdadeiro estouro.” (Bin Laden)
“Sozinho, um homem não é nada… nem !!!” (o autor não assinou a frase)
“A minha esposa tem um bom físico.” (Albert Einstein)
“Nunca pude estudar Direito.” (O Corcunda de Notre Dame)
“Sempre quis ser o primeiro.” (João Paulo II)
“Disseram-me para jogar junto à linha branca.” (Diego Maradona)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Make It Without You - Andrew Belle


This is the starting of my greatest fear
i'm all packed up, getting out of here
but then you call and tell me not to go
that i'm the one who put the rock n roll
in your life

this is the starting of a brand new day
i never liked this town much anyway
i need this city like i need the rain
i know that somewhere there's a north bound train

oh i'll make it without you
and though my bodies laying here
it's my mouth that must be lying now

this is the starting of my fall from grace
my self esteem, it's seen better days
but you know i'll never let this go to waste
i'll keep this memory on the map i trace
back to home

my friends go out, but i've been staying in
i know i should but that's the way it's been
i never cared much for the taste of gin
i still don't now, oh, but it's been helpin

oh i'll make it without you
in my life
oh i'll make it without you
and though my bodies laying here
it's my mouth that must be lying now

http://www.andrewbelle.com/

The Weight Of Us - O peso de nós

 

The Weight Of Us

[...]

There are theives, who rob us blind,
And kings, who kill us fine,
But steady, the rights and the wrongs
Invade us, as innocent song.
I'm not ready, I'm not ready

For the weight of us,
For the weight of us,
For the weight of us,
For the weight of all of us.

[...]

There's a cold heart, burried beneath,
and warm blood, running deep.
Secrets - are mine to keep
Protected by silent sleep
I'm not ready, I'm not ready...

For the weight of us,
For the weight of us,
For the weight of us,
For the weight of all of us...

Uhhhh...uhhhh...uhhhh...
Uhhhhhhhh...

The time has come,
Let us be brave....
Shake off all of your sins,
The time has come,
Let us be brave...

Uhhhhh...uhhhhh...
Uhhhhh...uhhhhh...
Uhhhhh...uhhhhh...
Uhhhhh...uhhhhh...

The time has come,
Let us be brave...
Let us be brave...
Let us be brave...

[...]

Carpe Diem or Carpe Diem



Acredita-se que pensar positivo leva a uma vida mais feliz e saudável.
Quando crianças, nos dizem para sorrirmos.Sermos alegres e mostrar um rosto feliz.
Quando adultos, nos dizem para olhar pelo lado bom. Para fazermos limonada e vermos os copos como quase cheios.
Às vezes, a realidade pode tentar nos impedir de ficarmos alegres.
Maridos/Esposas falham.
Namorados (as) podem trair.
Amigos podem te deixar na mão.
São nesses momentos.
Quando quer torná-los reais, largar os joguinhos e ser verdadeiro...



Pergunte às pessoas o que querem da vida, a resposta é simples...
Ser Feliz.
Talvez seja essa expectativa. Querer ser feliz.  Que nos impede de sermos felizes?
Talvez quanto mais tentamos ficar em estado de alegria mais confusos ficamos até não nos reconhecermos mais.
Ao invés disso, continuamos sorrindo, tentando ser as pessoas felizes que queríamos ser.
Até que cai a ficha, sempre esteve lá... não em nossos sonhos e esperanças,
mas no conhecido,
o confortável,
o familiar.

sábado, 25 de setembro de 2010

Eu Vi o que Vi - I Saw What I Saw


Ao vermos que as conseqüências serão horríveis de enfrentar é que procuramos uma segunda opinião. E às vezes a resposta que obtemos só confirma nosso pior medo mas às vezes, iluminam o problema. Faz com que o veja de outra forma. Depois de todas as opiniões ouvidas e todas as possibilidades consideradas, finalmente se encontra o que procurava: a verdade. Mas encontrar a verdade não implica no fim. Implica em começar de novo uma nova rodada de perguntas. 


When we're heading towards an outcome that's too horrible to face, that's when we go looking for a second opinion. Sometimes, the answer we get just confirms our worst fears but sometimes, it can shed new light on the problem. Make you see it in a whole new way. After all the opinions have been heard and every point of view has been considered, you finally find what you were after, the truth. But the truth isn't where it ends , that's just where you begin again with a whole new set of questions.

Olhando para o mundo do fundo do poço.


 "Narra uma lenda chinesa que no fundo de um poço pequeno, mas muito fundo, vivia um sapo.

O que ele sabia do mundo era o poço e o pedaço de céu que conseguia ver pela abertura, bem no alto.

Certo dia, um outro sapo se abeirou da boca do poço.

Por que não desce e vem brincar comigo? É divertido aqui. - Convidou o sapo lá embaixo.

O que tem aí? - perguntou o de cima.

Tudo: água, correntes subterrâneas, estrelas, a luz e até objetos voadores que vêm do céu.

O sapo da terra suspirou.

Amigo, você não sabe nada. Você não tem idéia do que é o mundo.

O sapo do poço não gostou daquela observação. 

Quer dizer que existe um mundo maior do que o meu? Aqui vemos, sentimos e temos tudo o que existe no mundo.

Aí é que você se engana, falou o outro. Você só está vendo o mundo a partir da abertura do poço. O mundo aqui fora é enorme.

O sapo do poço ficou muito chateado e foi perguntar a seu pai se aquilo era verdade.

Haveria um mundo maior lá em cima?

O pai confirmou: Sim, havia um outro mundo, com muito mais estrelas do que se podia ver dali debaixo.

Por que nunca me disse? - perguntou o sapinho, desapontado.

Para quê? O seu destino é aqui embaixo, neste poço. Não há como sair.

Eu posso! Eu consigo sair! - falou o sapinho.

E pulou, saltou, se esforçou. O poço era muito fundo, a terra longe demais e ele foi se cansando.

Não adianta, filho. - tornou o pai a dizer. Eu tentei a vida toda. Seus avós fizeram o mesmo. Esqueça o mundo lá em cima. Contente-se com o que tem ou vai viver sempre infeliz.

Quero sair! Quero ver o mundo lá fora! - chorava o filhote.

E passou o resto da vida tentando escapar do poço escuro e frio. O grande mundo lá em cima era o seu sonho".

* * *
 

Nunca deixe de sonhar! Nunca abandone seus ideais. Mantenha aquecido o seu coração e vivas as suas esperanças.

O amanhã é sempre um dia a ser conquistado!

Pensem nisso!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Negar Negar Negar.


A chave para a sobrevivência humana é a negação. A gente nega que tá cansado, nega que tá com medo, nega até o quanto que a gente quer ter sucesso. E, mais importante, a gente nega que estamos em negação. A gente só enxerga o que quer e só acreditamos naquilo que queremos e assim dá certo. Nós mentimos tanto que as mentiras começam a parecer verdade. E negamos tanto, que a gente não consegue reconhecer a verdade quando tá na nossa cara.

[...]

Às vezes, a realidade dá um jeitinho de vir de fininho e dar um beliscão na tua bunda. E quando a represa estoura, a úncia coisa que você pode fazer é sair nadando. O mundo do fingimento é uma jaula, não um casulo. Nós só conseguimos mentir pra nós mesmos por um tempo. A gente fica cansado, com medo e negar isso não muda a verdade. Cedo ou tarde, a gente tem que deixar a negação de lado e encarar o mundo. Ande com a cabeça erguida, com vontade. O Nilo não é apenas um rio no Egito - é todo um oceano. Então como você faz para não se afogar nele?

terça-feira, 21 de setembro de 2010

É tudo uma questão de linhas. - It´s all about the lines.

"É tudo uma questão de linhas. O fato de ser conhecido não ajuda a fazer amizades. Você precisa de fronteiras entre você e o resto do mundo. As outras pessoas são muito confusas. É tudo uma questão de linhas. Desenhar linhas na areia e rezar pra diabo que ninguém as cruzem.

[...]

Uma hora você tem que tomar uma decisão. As fronteiras não mantêm as pessoas para fora; elas te prendem dentro de si. A vida é confusa mesmo, é assim que fomos feitos. Então você pode desperdiçar sua vida desenhando linhas ou então você pode viver cruzando-as. Mas há algumas que são perigodas demais para serem cruzadas. E aí vai o que eu sei: se você estiver disposto a jogar a preucação pela janela e se arriscar, a vista do outro lado é espetacular."

Essa foi infame... Eu admito.



"It´s all about the lines. It doesn’t help to get too familiar to make friends. You need boundaries, between you and the rest of the world. Other people are far too messy. It’s all about lines. Drawing lines in the sand and praying like hell no one crosses them.

[...]


 At some point you have to make a decision. Boundaries don't keep other people out; they fence you in. Life is messy, that's how we're made. So you can waste your life drawing lines or you can live your life crossing them. But there are some lines that are way too dangerous to cross. Here's what I know. If you're willing to throw caution to the wind and take a chance, the view from the other side is spectacular."

Haru, Spring, Primavera

 All Love

when i push the sheets away from your face and watch you sleep all day here.
and when i push you away and say you simply can not stay here.

its all love, all love, it's all of my stupid love.

when i say you take away the most important parts of me with you and when i've had the greyest day, you add more grey, that's just your way, it's true.

it's all love, all love. oh.
it's all love, all love. oh.
it's all love, all love. oh
it's all of my stupid love.

you can't be the one to kill the pain anymore.
you let me in but then you slam my fingers in the door.
i've had enough but i keep asking you to give me more.
when i say that there's no way.

it's all love, all love. oh.
it's all love, all love. oh.
it's all love, all love. oh
it's all of my stupid love.
 
 

 
Vá em paz, Irmão.
 

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Verborreia or Something to Talk About



Comunicação. É a primeira coisa que realmente aprendemos na nossa vida. O engraçado é que, depois que crescemos, aprendemos as palavras e realmente começamos a falar, fica mais difícil saber o que dizer. Ou como pedir aquilo que realmente precisamos.

[...]

No final das contas, há algumas coisas que não dá para evitar de comentar. Algumas coisas que a gente não quer ouvir e algumas coisas que a gente fala porque não dá para segurar mais. Algumas coisas são mais do que você diz, elas são o que você faz. Algumas coisas você fala porque não há outra opção. Algumas coisas você guarda pra você mesmo. E, não raro, às vezes algumas coisas falam por si só. 


"Communication. It's the first thing we really learn in life. Funny thing is, once we grow up, learn our words and really start talking the harder it becomes to know what to say. Or how to ask for what we really need.

[...]

At the end of the day, there are some things you just can't help but talk about. Some things we just don't want to hear, and some things we say because we can't be silent any longer. Some things are more than what you say, they're what you do. Some things you say because there's no other choice. Some things you keep to yourself. And not too often, but every now and then, some things simply speak for themselves."

5 estágios - 5 Stages (of grief)

According to Elizabeth Kubler Ross, when we have suffered a catastrophic loss or going through the lowest point in life, we all move through five stages of grief. We go into denial because the torment is so unthinkable we cannot imagine it’s true. We become angry with everyone, angry with ourselves. Then we bargain. We plead. We offer everything we have in exchange for another chance. When the bargaining has failed, and the anger is too hard to maintain, we fall into depression, despair, feeling despondent. Until finally, we realised we’ve done everything we can. We let go, and we move into acceptance.

----

De acordo com Elizabeth Kubler Ross, quando sofremos uma perda catastrófica ou chegamos ao ponto mais fundo do poço, todos nós passamos pelas cinco fases de luto. Nós entramos em negação porque o tormento é tão inimaginável que não conseguimos tomá-lo como verdadeiro. Temos raiva de todos, raiva de nós mesmos. Então nós barganhamos. Nós pleiteamos. Nós oferecemos tudo que temos em troca de mais uma chance. Quando a barganha falha e fica difícil demais sustentar a raiva, caímos em depressão, desespero, sentindo-nos desesperançosos. Até que finalmente percebemos que fizemos tudo que podíamos. Nós desistimos e então passamos à aceitação.

The dictionary defines grief as keen mental suffering or distress over affliction or loss; sharp sorrow; painful regret. As surgeons, as scientists, we're taught to learn from and rely on books - on definitions, on definitives. But in life, strict definitions rarely apply. In life, grief can look like a lot of things that bear little resemblance to sharp sorrow.

-------
O dicionário define luto como um sofrimento mental intenso ou estresse por aflição ou perda; lamento agudo; arrependimento doloroso. Como cirurgiões, como cientistas, somos ensinados a aprendermos e confiarmos em livros - em definições, em definitivos. Mas na vida, definições exatas raramente se aplicam. Na vida, o luto pode parecer um monte de coisas que pouco se assemelham com lamento agudo. 

Grief may be a thing we all have in common, but it looks different on everyone.
It isn't just death we have to grieve. It's life. It's loss. It's change.
And when we wonder why it has to suck so much sometimes, has to hurt so bad... The thing we gotta Try to remember is that it can turn on a dime.
That's how you stay alive. When it hurts so much you can't breathe, that's how you survive.
By remembering that one day, somehow, impossibly, you won't feel this way. It won't hurt this much.
Grief comes in its own time for everyone, in its own way.
So the best we can do - the best anyone can do - is try for honesty.
The really crappy thing, the very worst part of grief is that you can't control it.
The best we can do is try to let ourselves feel it when it comes.
And let it go when we can.
The very worst part is that the minute you think you're past it, it starts all over again.
And always, every time, it takes your breath away.
There are five stages of grief. They look different on all of us, but there are always five.
Denial.
Anger.
Bargaining.
Depression.
Acceptance.

------

Luto pode ser algo que todos nós tenhamos em comum, mas ele aparece diferente em cada um.
E não só ficamos de luto por morte. Também pela vida. Pela perda. Pela mudança.
E quando refletimos porque é tem que ser tão ruim às vezes, porque tem que doer tanto... o que temos que manter em mente é que isso pode mudar a qualquer hora.
É assim que você se mantém vivo. Quando dói a ponto de não dar pra respirar, é assim que você sobrevive.
Ao se lembrar que, de alguma maneira que seria impossível, você não se sentirá assim. Não vai doer tanto.
O luto chega em seu próprio tempo para todos, à sua própria maneira.
Então o melhor que podemos fazer - o que qualquer de um pode fazer - é vivenciá-lo honestamente.
A parte realmente chata, a pior parte do luto, é que você não consegue controlá-lo.
O melhor que podemos fazer é tentar permitirmos sentí-lo quando chegar. E deixá-lo partir quando conseguirmos.
A pior parte é o momento que você acha que você o superou, ele recomeça novamente.
E sempre, todas as vezes, ele te deixa sem ar.
Há cinco estágios de luto. Eles aparecem diferente em cada um, mas há sempre cinco.
Negação.
Raiva.
Barganha.
Depressão.
Aceitação.


domingo, 19 de setembro de 2010

Onde está...?

Por que sempre julgamos?
Sim, nós sempre julgamos.
Por medo,
Por não saber,
Porque alguém de "confiança" nos disse,
Porque também fomos julgados,
Por falta de escrúpulo,
Por falta de humanidade,
Por vingança,
Por prazer,
Por maldade.

E quando o fazemos:
Somos justos?
Somos bons?
Somos solidários?
Somos...

Pessoas.
Que fazem,
Que constroem,
Que destroem,
Que mentem,
Que enganam e se enganam,
Que julgam e condenam,
Quem "nunca" nada fez,
A não ser tentar compreender,
Aqueles que não os compreende.

sábado, 18 de setembro de 2010

Dúvidas (todo mundo as tem).

Todo pessoa que conheço tem uma sombra. Uma nuvem negra de medo e dúvida que segue, até os melhores de nós, à uma vida com alguém. Fingimos que a sombra não existe.
Esperando que se não mostrarmos nossas inseguranças, aperfeiçoarmos técnicas difíceis de convivência, corrermos mais rápido uma maior distância, a sombra vai cansar e desistir de nos seguir. Mas é como dizem, não pode escapar da sua sombra.



Todo mundo tem uma sombra.
E a única maneira de se livrar da sombra é apagar as luzes.
Parar de correr da escuridão e encarar seus medos de frente.

R.A.P, eu também tenho medo. Mas estou disposto a vencer isso com você ao meu lado.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mahou No Kotoba / Palavra Mágica

Mahou No Kotoba

Afuresoo na kimochi muriyari kakushite
Kyoo mo mata tooku bakkari miteita
Kimi to katariatta kudaranai arekore
Dakishimete doonika ikiteru kedo
*Mahou no kotoba
futari dake ni wa wakaru
Yume miru to ka
Sonna hima mo nai kono goro
Omoidashite okashikute ureshikute
Mata aeru yo yakusoku shinakutemo
Taoreru yooni nete nakinagara mezamete
Hitogomi no naka bosoboso utau
Kimi wa nani shiteru? Egao ga mitai zo
Furikabutte wagamama sora ni nageta
Mahou no kotoba kuchi ni sureba mijikaku
Dakedo kooka wa
Sugoi mono ga arutte koto de
Daremo shiranai baretemo iroasenai
Sono go no sutoorii wakeaeru hi made
Hana wa utsukushiku
toge mo utsukushiku
Nekko mo utsukushii hazu sa

aeru yo

Mahou No Kotoba (Tradução)

Ao tentar esconder o amor abundante
Fiquei olhando para longe novamente
As coisas banais que a gente falava
Ainda as guardo para viver
*Palavra mágica que só a gente conhece
Fiquei rindo e feliz ao lembrar dela
Nesses dias em que vivo sem tempo
Nem para sonhar
A gente vai se ver, mesmo sem compromisso

*Durmo como se estivesse desmaiado
E acordo chorando
Canto baixinho no meio da multidão
O que você está fazendo? Quero ver seu sorriso
Arremessei o egoísmo para o céu
Palavra mágica, curta para pronunciar
Mas é poderosa, acreditando assim
Até o dia em que a gente possa compartilhar
A continuação da nossa história
Que ninguém sabe, e nunca desbotará
A flor é linda, seu espinho também
Até a raiz deve ser linda

A gente vai se ver

Coisas do Coração! / A HEART MATTER!

Parece que não temos controle sobre nossos próprios corações.Condições podem mudar sem aviso. Romance pode fazer o coração bater assim como o pânico.
E o pânico pode faze-lo parar, frio, no seu peito.
Não é de se estranhar que médicos gastam tanto tempo tentando manter o coração estável.
Para mante-lo calmo, estável, regular.
Para evitar que o coração saia do seu peito,
de tanto bater pelo medo de algo terrível
ou da expectativa de uma outra coisa totalmente diferente.

It seems we have no control whatsoever over our own hearts.
Conditions can change without warnign. Romance can make the heart pound.. just like panic can. And panic..can make stop cold in your chest. It´s no wonder doctors spend so much time trying to keep the heart stable.. to keep it slow.. steady.. regular.. to stop the heart from pounding out of your chest.. from the dread of something terrible..or the antecipation of something else entirely
.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Wish You Were Here - Lost

“Todos temos direito a pelo menos um desejo por ano, quando sopramos as velas do nosso aniversário.
Alguns ousam desejar de outros jeitos... Com cílios... Fontes... Estrelas cadentes.
E uma vez ou outra... Um dos desejos se realizam.
E depois? É tão bom quanto esperávamos?
Ou deitamos no calor de nossa felicidade?
Ou... Lembramos que temos uma lista de desejos esperando?


[...]

Não desejamos coisas fáceis. Desejamos coisas grandes... Coisas ambiciosas...
Fora do alcance. Desejamos porque queremos ajuda... E estamos assustados...
E sabemos que talvez pedimos demais...
E ainda desejamos... Porque... as vezes...eles se realizam.”

No Cair da Noite...

Quando você é criança, a noite é assustadora. Porque existem monstros escondidos debaixo da cama. Quando você cresce os monstros são diferentes.
Desconfiança...solidão...arrependimento. E embora você seja mais velho e mais sábio, você ainda se vê com medo do escuro.

[...]

Dormir...é a coisa mais fácil de se fazer. Você só...fecha os olhos. Mas para muitos de nós
, dormir parece estar fora de nossa compreensão. Nós queremos, Mas...não sabemos como conseguir. Mas, uma vez que enfretamos os nossos demônios...os nossos medos. E pedimos ajuda uns aos outros...
A noite não é tão assustadora assim porque...Nós percebemos que não estamos totalmente sozinhos na escuridão.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

É Muita Lógica para um Urso

Quando um urso polar caça, ele fica perto de um buraco no gelo e espera a foca aparecer. Ele cobre o nariz com a pata para disfarçar que ele tem um ponto preto no rosto. Eles se disfarçariam se não fossem pelo nariz? A questão é: Como ele sabe que o nariz é preto? É de olhar para um outro urso polar? Ou ele vê seu reflexo na água e pensa: Eu seria invisivel se não fosse isso?
Eu acho que seria muito raciocínio para um urso.

Realidade x Identidade

Acredita se que pensar positivamente, se leva a uma vida mais feliz e saudável. Quando criança, nos dizem para sorrirmos, sermos alegres e mostrar um rosto feliz. Qando adultos, nos dizem para olharmos para o lado bom, para fazermos limonadas e vermos os copos como quase cheios. Às vezes, a realidade pode tentar nos impedir de ficarmos alegres. Maridos/esposas falham, namorados (as) podem trair. Amigos podem te deixar na mao.
É nesses momentos. Quando se quer torná-los reais, largar os joguinhos e ser verdadeiro...
Pergunte às pessoas o que querem da vida, a resposta é simples...Ser Feliz. Talvez seja essa expectativa. Querer ser feliz.
Que nos impede de sermos felizes? Talvez quanto mais tentamos ficar em estado de alegria mais confusos ficamos até não nos reconhecermos mais. Ao invés disso, continuamos sorrindo, tentando ser pessoas felizes que queríamos ser. Até que cai a ficha, sempre esteve lá...
não em nossos sonhos esperanças, mas no conhecido, o confortável, o familiar.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fechando cicatrizes. Por T.

"As vezes me sinto desconfortável do seu lado."

Hoje em dia (acredite se quiser) meço minhas palavras e na maioria das vezes, fico quieto. Mas não importa o quão deselegante ou nada legal essa pessoa seja com as palavras (muitas vezes ásperas e frias)... Essa pessoa tem conseguido passar seus sentimentos devido ao seu esforço.
É.
Uma pessoa sempre tão direta e honesta com suas palavras, e é um pouco grosso... Mas gentil ao mesmo tempo.

É tão perspicaz que acho que não sou adversário para essa pessoa quando ela me bota na parede sobre não precisar esconder nada dela. Uma estranha sensação de distância sempre prova ser um obstáculo durante meu caminho pela minha saúde. Figura "alta" de mãos grandes. As vezes essa pessoa tem medo de apertar outra mão. Porém, um dia desses com sua grande e gorda mão, ele a pôs em meu ombro cansado e sem dizer uma única palavra, ele transmitiu: "Não desista. Por favor, eu preciso de você aqui."
Era o que aquele gesto me falava. Eu nunca esqueci do calor e da força que passaram por suas mãos.

"Tenho de ficar aqui." - essa pessoa me disse ao sair do ambulatório após uma última crise que tive.
Então falei para essa pessoa:  
"Você não tem de se preocupar somente comigo. Pode começar a pensar em você mesmo agora."

Falando isso pela primeira vez na minha vida, percebi que o esvaziei por dentro. Até aquele momento, essa pessoa estava cega. por várias coisas porque tinha de cuidar de mim e de tantos outros que se importava. Mas, agora que essa pessoa estava livre para fazer o que ele quisesse. Teve de encarar o fato de que essa pessoa não podia fazer nada na verdade para me ajudar. Não sabia dizer de fato o quão boa essa pessoa é. Mas se convenceu de que gosta de ajudar as pessoas que se importa. Amando assim, quase todo mundo...

E sempre sozinho... Apoiado apenas nisso, seguiu sua vida.

"Fico um pouco desconfortável com você." 
"Eu sabia que era isso!"

Também não gosto gosto desse lado dessa pessoa. Se joga para baixo, Se pune e é desconfiada. A minha parte nisso tudo?

Eu fui o culpado dele estar quebrado e danificado. Tomei coragem e fui atrás dele. Imaginando milhares de coisas. Menos o que houve de fato... Essa pessoa me pediu desculpas por ter tentado arrumar minha vida. Eu fiquei sem ação, estava preparado ´para ser escurraçado e jogado porta fora da casa dele. Mas ele me atendeu, meu serviu água e pediu-me para sentar. Meu coração quase saia da boca quando ele me contou como estava após tudo o que fiz contra ele. Mas, ele não passou raiva ao me contar.O que EU senti foi raiva. raiva de mim. Ele nao trabalha com o que realmente ama, por minha causa. Afundei minhas mãos no meu rosto e comecei a chorar de raiva. Sabe o que essa pessoa disse?

"Queria muito mudar a vida das pessoas, me desculpa por tudo o que houve."

Não me contive e me levantei dando um abraço nessa pessoa que tanto machuquei e destruí.  É uma pessoa sempre tão direta  e honesta com suas palavras, e ainda é um pouco grosso. (risos)
Eu mudei a vida dele e ele mudou a minha. Ele se queixa de não ter alguém por perto. Me falou sobre uma outra pessoa que esta se relacionando seriamente. Acho que Deus me tocou quando me fez querer vir aqui. Porque essa pessoa está perigando perder quem gosta por conta de como o destruí. Entao pedi um favor. Que me deixasse postar nesse BLOG. para eu contar a essa outra pessoa que nem conheço, que a culpa de tudo (desconfianças, traições, dores na alma e tudo mais) é minha. Quero dizer: FOI minha. Porque essa pessoa que poderia me odiar e me jogar porta fora da casa dela, me perdoou. O minimo que podia fazer é reportar aqui o que houve. E torcer para conhecer você um dia. Porque essa pessoa que machuquei, é o cara mais humano que conheci na minha vida.

Obrigado pelo espaço, Smith. De seu eterno admirador, T.

Ps: Não se sinta cercado de possibilidades que não acontecem. Espero que você possa ver isso um dia. Não é Bratja que está digitando. Bratja é a pessoa sobre qual falei.

Adeus e espero te conhecer um dia e vocês passarem um tempo em minha chácara. Juntocom minha esposa e dois filhos. Trabalhem e cresçam parta ficarem juntos... assim, enloucrescendo.

                                                                               o/

1, 2, 3 ... Testando... Olá, essa é a sua conciência falando. <(^^)"


Ninguém acredita que sua vida vai se tornar somente "okay". Todos achamos que seremos grandes. E a partir do dia que decidimos ser adultos, nos enchemos de expectativas. Expectativas que os caminhos irão se iluminar, as pessoas irão ajudar, a diferença será feita. Grandes expectativas de quem seremos, onde iremos. E então chegamos lá.

[...]


Todos nós achamos que seremos grandes e nos sentimos um pouco roubados quando nossas expectativas não são alcançadas. Mas as vezes as nossas expectativas nos mostram que nos subestimamos. As vezes, o esperado simplesmente parece pálido em comparação com o inesperado. Você passa a se perguntar porque se apegou a suas expectativas, porque o esperado é o que nos mantém firmes. De pé. Tranquilos. O esperado é somente o começo, o inesperado é o que muda nossas vidas.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Compromisso.

 
Tem vezes que até mesmo o melhor entre nós tem problemas com compromissos. E a gente pode até ficar surpreso com os compromissos que a gente tem vontade de fugir. Compromissos são complicados. Podemos até nos surpreender com os compromissos que queremos. O verdadeiro compromisso requer esforço e sacrifício. O que, às vezes, é a razão da gente ter que aprender da pior maneira a ter cuidado na hora de escolhê-los. Ainda assim, eu quero a chance de ter alguem.

Acredita-se que pensar positivo leva a uma vida mais
feliz e saudável. Quando crianças, nos dizem para sorrirmos. Sermos alegres e mostrar um rosto feliz. Quando adultos, nos dizem para olhar pelo lado bom. Para fazermos limonada e vermos os copos como quase cheios. Às vezes, realidade pode tentar nos impedir de ficarmos alegres. Maridos/ Esposas falham. Namorados (as) podem trair. Amigos (as) podem te deixar na mão. São nesses momentos. Quando quer torná-los reais,largar os joguinhos e ser verdadeiro...

Pergunte às pessoas o que querem da vida, a resposta é simples...Ser Feliz. Talvez seja essa expectativa. Querer ser feliz Que nos impede de sermos felizes. Talvez quanto mais tentamos ficar em estado de alegria mais confusos ficamos até não nos reconhecermos mais. Ao invés disso, continuamos sorrindo, tentando ser as pessoas felizes que queríamos ser. Até que cai a ficha, sempre esteve lá...não em nossos sonhos e
esperanças, mas no conhecido,o confortável,o familiar.
                                                 
Bratja Smith

A Vaca no Penhasco


"Mestre e discípulo andavam pela estrada. O caminho era inóspito, agressivo. O ambiente não era favorável à vida. Muitas pedras e montanhas escarpadas de muito pouca vegetação. Avistaram, ao longe, uma casinha de aspecto pobre e humilde, e para lá se dirigiram.
Foram recebidos, hospitaleiramente, pelo dono da casa e sua numerosa família. Foram abrigados, e os residentes, com eles, compartilharam sua escassa comida e seu espaço para dormir. Interrogado pelo mestre, o dono da casa disse que a alimentação provinha de uma única fonte: uma única vaca da qual tiravam leite e seus subprodutos. O excedente era usado para efetuar trocas no povoado mais próximo.
Mestre e discípulo ficaram ali mais alguns dias, e depois partiram. Algumas horas depois da partida, o mestre disse ao discípulo:
- Volte lá, às escondidas, e jogue a vaca no penhasco.
Estupefato, o discípulo argumentou:
- Mestre, como podes me pedir isto? Então não percebes a pobreza de tão numerosa família, e que seu único sustento é a vaca? E, mesmo assim, pedes-me para jogá-la no penhasco?
- Sim - disse o mestre. Jogue a vaca no penhasco.
Desorientado, o discípulo decidiu atender o mestre, no entanto, não conseguia fazê-lo, sem sentir uma enorme culpa. Mesmo assim, o fez pelo mestre.
Alguns anos depois, passavam novamente pelas proximidades, o mestre e o discípulo. Sem nada dizer ao mestre, o discípulo decidiu que faria a expiação, e pediria perdão por ter jogado a vaca do penhasco. Assim, dirigiu-se até lá. Mas, quando chegou, não mais encontrou a pobre casinha em seu lugar. Havia uma construção nova e confortável. As pessoas, que avistou, eram limpas e bem vestidas, o ambiente era de trabalho, e o progresso era evidente. Foi, então, até uma das pessoas e perguntou:
- Há uns dois ou três anos, aqui havia uma pequena e pobre casinha. Saberia me dizer para onde foram aquelas pessoas?
- Somos nós - respondeu o homem.
- Não, refiro-me àquelas pessoas pobres que aqui viviam.
- Somos nós - respondeu ele, novamente.
- Mas, o que aconteceu? - disse, olhando o progresso a sua volta.
- Bem - disse o homem. Aconteceu, numa noite, um terrível acidente, em que nossa vaca, nossa única vaca, caiu do penhasco, e ficamos sem nossa fonte de sustento. Não tivemos outra alternativa, então, a não ser buscar trabalho. Descobrimos, então, nossas próprias capacidades, e as potencializamos. Como resultado, temos hoje uma bonita e confortável casa".
Um mestre pode saber além da percepção do que está a nossa frente. Por isso, já sabia o que se desencadearia ao mandar jogar a vaca do penhasco. Já o discípulo, nada pode ver ainda, a não ser o que está diretamente a sua frente. Por isto, somente viu o infortúnio daquelas pessoas. O infortúnio é imediato. O infortúnio é transitório.

TOP SEVEN.

Aprendemos que na vida há sete pecados capitais. Todos sabemos os maiores: gula, orgulho, luxúria... Mas um que você mal ouve falar é a ira. Talvez porque achemos que a ira não é tão perigosa, que você pode controlá-la. O lance é que talvez não levemos a ira tão a sério quanto deveríamos. Talvez ela seja mais perigosa do que pensemos. Afinal de contar, ao pensarmos em comportamentos destrutivos, ela chegou no top sete.

[...]

Então o que torna a ira diferente dos outros seis pecados capitais? É bem simples na verdade: se entregue a um pecado como inveja ou orgulho e você só machuca a si mesmo. Experimente luxúria ou ganância e você machuca a si mesmo e mais uma ou duas pessoas. Mas a ira... Ira é a pior. A mãe de todos os pecados. A ira pode levar não somente você até o limite, mas também um número terrível de pessoas junto consigo.

Adendo...

As Sete Virtudes são derivadas do épico Psychomachia, poema escrito por Aurelius Clemens Prudentius entitulando a batalha das boas virtudes e vícios malignos. A grande popularidade deste trabalho na Idade Média ajudou a espalhar este conceito pela Europa. É alegado que através a prática dessas virtudes protege a pessoa contra tentações dos Sete Pecados Capitais, com cada um tendo sua respectiva contra-parte. Existem duas variações distintas das virtudes, reconhecidas por diferentes grupos.
Ordenadas em ordem crescente de santicidade, as sete virtudes sagradas são:
* Castidade (Latim castitate) – opõe luxúria
Auto-satisfação, simplicidade. Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias.
* Generosidade (Latim, liberalis) – opõe avareza
Despreendimento, largueza. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos ou ações.
* Temperança (Latim temperantia) – opõe gula
Auto-controle, moderação, temperança. Constante demonstração de desagarro aos outros e aos seus arredores, uma prática de abstenção.
* Diligência (Latim diligentia) – opõe preguiça
Presteza, ética, decisão, concisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com as próprias crenças.
* Paciência (Latim, patientia) – opõe ira
Serenidade, paz. Resistência à influências externas e moderação da própria vontade.
* Caridade (Latim, humanitas) – opõe inveja
Auto-satisfação. Compaixão, amizade e simpatia sem causar prejuízos.
* Humildade (Latim, humilitas) – opõe orgulho
Modéstia. Comportamento de total respeito ao próximo.

Meu Coração Com Você



  Esperei uns 100 anos para ver seu rosto
  E eu esperaria outros 100
  Se apenas para te ter por perto
  Te ter e te escutar
  Não é para isso que serve o tempo?

  Naveguei em milhares de navios na procura por você
  Viajei para terras distantes
  Megulhei por ouro enterrado
  E peguei tudo o que pude segurar
  Mas, você ainda é meu maior tesouro
  Que segurei em minhas mãos.

 Meu amor, a razão da minha sobrevivência
 Acredite, estaremos juntos em breve
 Deve nosso fogo iluminar a escuridão?
 Leva eu coração com você.

 Uma foto em meu celular eu carrego
  Te tenho secretamnete
  Eu estudei cada traço
  Você está preenchido em minha mente
  E nem mesmo um milhão e soldados podem tirá-lo de mim

 Meu amor, a razão da minha sobrevivência
  Acredite, estaremos juntos em breve
  Deve nosso fogo iluminar a escuridão?
  Leva eu coração com você.

  Leva eu coração com você.
  Leva eu coração com você.
  Leva eu coração com você.

domingo, 12 de setembro de 2010

I-N-T-I-M-I-D-A-D-E (Terra de Ninguém)

                                                           "Intimidade é uma palavra de cinco sílabas
                                                            para: aqui-está-o-meu-coração-por-favor-esmagu
You & Me
e-o-como-um-hamburguer-e-se-delicie. É uma coisa ao mesmo tempo desejada e temida. Difícil de conviver com e impossível de se viver sem. Intimidade também vem atrelada a três coisas*: parentes, romance e colegas de quarto. Há algumas coisas que você não consegue escapar. E outras coisas que você nem quer saber.

[...]

"Gostaria que tivesse um manual sobre intimidade. Algum tipo de guia para te dizer quando você cruzou a linha. Seria legal se você a visse chegando, mas eu sei lá como eu colocaria isso num mapa. Você a tem onde pode e vai levando até onde você consegue. E, quanto as regras, talvez não tenha nenhuma... Talvez as regras da intimidade que você tenha que definir pos si só."

Reverberando de volta a você.

Não confunda
Palavra
A M O R = SENTIMENTO
E
A M O R = SEXO
Muitos não entendem quando digo
Nem eu mesmo me entendo às vezes
EU TE AMO!
Logo arremetem perguntando
Como posso amar-te,
sem lhe ao menos conhecer-te?
Eu sempre respondo:
- Te amo! Sem querer te perder!
Sem lhe querer!
Desejei
Sempre o desejo
E desejarei,
Apenas quero o melhor pra ti!
Como todo o meu amor
Com tudo que há em mim
De mim
Pra você!
Muitos dizem ser ingênuo de mais
Sou mesmo!
É puro...
E mesmo sem ser compreendido
Amo, pois acredito
Confio
E respiro.


Reverbero a você.

Pouse suas mãos sobre mim...

No início, Deus criou o céu e a terra, pelo menos é o que dizem. Ele criou as aves do céu, e as criaturas da terra, então Ele olhou para sua criação e viu que aquilo era bom. E então Deus criou o homem, e as coisas começaram a desandar desde então. A história fala também que Deus criou o homem à Sua imagem, mas não temos muitas provas disto. No fim das contas, Deus criou o Sol, a Lua e as estrelas e homem só cria problemas. E quando o homem se vê em problemas, o que ocorre na maioria do tempo, ele se volta para algo maior que ele. Amor, fé, ou religião para que tudo faça sentido. Mas para um cara como eu, a única coisa que faz algum sentido é a medicina e a fé.

Mas o milagre da vida mesmo - o porquê das pessoas viverem e morrerem, o porque delas machucarem ou serem machucadas - ainda é um mistério. Queremos saber a razão, o segredo, a resposta atrás do livro... Porque o pensamento de nós aqui sozinhos, é demais para suportarmos. Mas no final do dia, o fato de nos mostrarmos uns aos outros, apesar de nossas diferenças, não importando o que acreditamos, é razão suficiente para continuar acreditando.

Cicatrizes e Souvenires

"As pessoas possuem cicatrizes. Em todos os tipos de lugares inesperados. Como mapas secretos de suas historias pessoais. Diagramas de suas velhas feridas. A maioria de nossas feridas podem sarar, deixando nada além de uma cicatriz. Mas algumas não curam. Algumas feridas podemos carregar conosco a todos os lugares, e embora o corte já não esteja mais presente há muito, a dor ainda permanece. "

[...]

"O que é pior, novas feridas que são horrivelmente dolorosas ou velhas feridas que deviam ter sarado anos atrás mas nunca o fizeram? Talvez velhas feridas nos ensinem algo. Elas nos lembram onde estivemos e o que superamos. Nos ensinam lições sobre o que evitar no futuro. É como gostamos de pensar. Mas não é o que acontece, é? Algumas coisas nós apenas temos que aprender de novo, e de novo, e de novo... "

sábado, 11 de setembro de 2010

Se o amanhã nunca chegar?

Há uns duzentos anos atrás, Benjamin Franklin compartilhou o segredo de seu sucesso com o mundo. Ele disse "nunca deixe para amanhã oq que você pode fazer hoje". Esse é o cara que descobriu a eletricidade. Então é normal achar que a maioria de nós iria ouvir o que ele fala... Eu não tenho idéia porque a gente fica adiando as coisas, mas se eu tivesse que chutar, diria que tem muito a ver com o medo. Medo do fracasso. Medo da dor. Medo da rejeição. Às vezes, o medo é de apenas tomar uma decisão, porque e se você estiver errado? E se você fizer um erro que não dá pra desfazer? Seja lá do que a gente tem medo, uma coisa é sempre verdade: com o tempo, a dor de não ter tomado uma atitude fica pior do que o medo de agir. Acaba parecendo que a gente está carregando um tumor gigante. E, não, eu não estou falando metaforicamente.

"Deus ajuda a quem cedo madruga"; "é melhor prevenir do que remediar". "Bobeou, dançou". Não podemos fingir que nunca escutamos essas. Todos nós já ouvimos os provérbios, os filósofos, os nossos avós nos falando para não perdermos tempo, aqueles poetas chatos clamando para gente "aproveitar o dia". Ainda assim, às vezes a gente tem que pagar para ver. Temos que cometer nossos próprios erros. Temos que aprender nossas próprias lições. Temos que varrer as possibilidades do hoje pra baixo do tapete do amanhã até não podermos mais, até a gente compreenda por si só o que Benjamin Franklin quis dizer. Que o saber é melhor que o ponderar, que o despertar é melhor que o sonhar. E que mesmo a maior falha, mesmo o pior erro possível, é melhor do que nunca tentar nada.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Egos VS Princípios - Transições

Concepção de felicidade para mim? Bem... É quando eu sinto que estou bem perto, mas não consigo chegar lá. Não é bom, nem completo o bastante. E apesar de minhas fantasias, sou um ser inferior. Sou humano. É muito duro. Sou amigo? Sou inimigo? Sou julgado? Sou amparado? Sou criticado? Sou elogiado?
No fim, não me julgam pelo o que não fiz, mas pelo o que “fiz”.  Só que o que “fiz”, não aconteceu. Então pelo o que sou julgado? Não mudei as coisas, eu apenas entreti as pessoas. Nada mal para um alien. E se ainda me odiarem?
“A pior coisas do tempo é não poder me defender” Realmente...
Agora estou à mercê do tempo. Todos nascem inteligentes e emburrecemos com o tempo. Pense só:

“Crianças não têm preconceitos. Não julga, não mente, não é falsa, não engana.”

Fato. Isso é um fato. À medida que cresce e se co-relaciona com “adultos”, começa a emburrecer. Pensam em estereótipos e mais tipos. Triste isso...
Se enganam quando ficar bem e estar drogado é uma boa hype. Sou o que sinto? Ou o que me fazem sentir?
Bem, se assim for:

“Sou o amor cercado de ódio por todos os lados”

Essa é a melhor definição de mim mesmo. Ego me faz ter princípios, ou, os meus princípios são frutos de meu ego? Meu coração hoje em dia pensa e meu cérebro sente. Um grande choque de valores. O jeito que sou? Se sou um homem? O que é ser um homem? Meter meu pênis numa vagina depilada e cheirosa? Uau... Parabéns para quem pensa isso. Palmas e mais palmas.
Dois órgãos definem o ser humano em gêneros? Meu pênis, sua vagina num ato frenético até o ato do gozo. Isso é a vida? Isso me torna um homem?
Isso é o que eu chamo de uma rodovia perdida.
Meus valores como homem difere de: “um pênis + uma vagina = ser homem”.
Sexo é ótimo. Mas, não é só isso. A vida NÃO é só ISSO. A vida é um grande quebra – cabeças. Se faltar uma única peça que seja, tudo fica comprometido. A falta de uma peça desestrutura o todo. A lógica depende da razão. O amor da emoção. Tire a razão da lógica ou a emoção do amor e veja o declínio de um ser humano.
Tudo isso não nasce conosco. É-nos embutido com o passar do tempo. Às vezes temos a emoção e num belo dia encontramos o amor. O mesmo se aplica as outras coisas. Um depende do outro e assim se apara as pontas e se institui o equilíbrio. Bilhões de seres humanos existem para complementarem uns aos outros. Na verdade, adicionarem uns aos outros. Ninguém é incompleto. E ninguém completa ninguém. Quem bem sucedido e após enfrentar seus próprios problemas e fantasmas se agarraria a alguém com situação igual, senão pior do que já havia tido antes? Te respondo? Ninguém!
Ninguém quer alguém triste perto de si por mais do que 15 minutos. Quer uma prova? Alguém aparece chorando e a primeira preocupação de quem vê isso é:

“O que será que aconteceu?”

Após saber o problema, começa o ritual do “não fica assim” ou “você é mais do que isso”. E mesmo o outro ali desabando em lágrimas, sufocado em tristeza e incompreensão, não teria como verter tanto sofrimento em um sorriso puro e honesto de que iria ficar bem. Mas, ainda assim o faz para que aquele que cedeu 15 minutos de curiosidade para cessar sua voz presa em desespero se sentisse melhor. Que louco não é?  Procuramos alguém para desabafar e no final nós é que acabamos tendo força para sufocar o décimo sexto minuto que precisávamos extrair de nossa alma para não perturbar aquele que quem sabe no outro dia, nos daria ao menos 10 minutos para continuar a sessão de terapia que precisamos tanto naquele momento. Deixa eu te dizer uma verdade. Você não terá seus 10 minutos amanhã. A não ser que seja um (a) namorado (a), marido, mulher ou seu espelho. É verdade... E o psicólogo? Você terá cerca de 1 hora e meia por horário marcado e pago. Eles estão certos. Dedicaram tempo, dinheiro e quem sabe as vezes dedicação para ser seu melhor amigo por uma hora e meia por semana. Quem me lê assim, pensa que eu não peço meus 15 minutos, não é? Relaxe. Eu ainda peço. Mas, com muito menos freqüência que alguns dias atrás. Pessoas querem alguém para adicionar algo a vida delas. E se ouvem você desabafar por mais de 15 minutos e ainda ganhar um abraço de brinde, parabéns. Ou você ganhou um novo amor, ou estreitou laços com alguém que nunca pensara antes, ou esta pessoa está apaixonada por você. Mas, eu ainda acredito em ajuda e amor incondicional. Acredito por que eu sou assim na maioria das vezes. Temos amigos sim. Mas, somente uma pessoa tem a chance de conhecer completamente uma outra pessoa. Outras só possuem conhecimento o suficiente para uma convivência cabível a elas mesmas. Os famosos 15 minutos lembram? A verdade é algo que somente uma pessoa em cada grupo pode suportar. Uma vive a verdade e a outra suporta e apóia a verdade. O resto é coadjuvante num palco muito mais amplo que sua visão quisesse a alcançar. Se você não forçar a vista, não enxergará além de seus óculos. Em suma, só um será escolhido para saber tudo. Os outros terão apenas fragmentos da verdade. Encontrei uma pessoa atualmente e estou feliz por isso. Não sei se estou apaixonado ou emocionalmente estável para tal afirmação. Seria isso meu ego?
O princípio move o ego? Ou o ego é uma mera desculpa para se fazer o que você não faria na totalidade de sua vontade? Vontade de fazer algo quase nunca é consumível. Imagina o caos de fazer tudo o que sua vontade quisesse. Pois é... Ferrava geral.
Você pode pensar que estou esburacando a felicidade não é? Bem, as pessoas costumam chamar de felicidade coisas mundanas, mas, de forte apelo emocional:

•    O recém saído CD de sua banda preferida
•    Dar uma boa transada depois de meses sem toque
•    Comer algo diferente ao menos duas vezes na semana
•    Gastar o que não poder ao menos uma vez ao ano.

E por ai vai. Mas, digo que fazer isso de vez em quando, nos deixa vivos para suportarmos mais e mais coisas. Suportar e após semanas ou meses olhar para trás e dizer: “superei!”, tirando proveito da experiência vivida. Um bem necessário eu diria. Viva com moderação. Ou, até seu dinheiro permitir. Tudo visual não é? Pois bem...
Que importa o visual do bombeiro na corporação se com ou sem ele o fogo ainda será apagado? Um médico precisa de um visual para prestar primeiros socorros caso encontre um enfermo na rua?
Pessoas que são pessoas, não é?  É uma necessidade de excluir o que não é padrão. Agora pense comigo honestamente:

“Quem criou o padrão do padrão que conhecemos?”

Sem resposta? Que bom. Bem vindo ao meu mundo. Você não precisa fazer mal a alguém para saber que é errado. Existe sim o que chamo de “erro programado”.
Isso mesmo. Situação de perigo. Vamos lá. Quem você ama e quer proteger está do seu lado. Você precisa se livrar da pessoa amada para tirar do perigo. O que você faz????
Um erro programado! Mesmo não sendo aceito, você faz o erro para proteger quem você ama. E pergunto: Ego ou princípio?
Eu respondo: Nenhum dos dois.
Isso eu chamo de amor ao próximo. Amor incondicional.

“Ah, mas você está protegendo quem você ama” – você me diz.

 E respondo novamente: A pessoa amada está do meu lado ou não está? Amor incondicional não tem classificação. Por outro lado, existem classificações para classificar o que deve ser ou não deve ser classificado. Entendeu? Humanamente falando, temos infinitas classificações. Eis uma interessante para mim:

“Que a estrada se abra à sua frente. Que o vento sopre às suas costas. Que o Sol brilhe morno em sua face e a chuva caia de mansinho sobre seus campos. E até nos encontrarmos novamente, Deus, O Grande o guarde na palma de SUA mão.”

Posso cheirar um pó, ter relações sexuais com uma galinha, bater nos mais fracos?
Claro que posso! Por que eu não o faço? Por que sei que é errado. Isso é o meu ego ou meu princípio falando? Não importa. Por que Deus está em todo o lugar! E juro que não estou sendo sarcástico com o que direi agora, mas, Deus me guarda na palma de SUA mão! O que ele faz com a outra palma? Glória ao Senhor e me passa a munição. Quer um exemplo? Catolicismo é legal. Sério rapaz. Tem toda uma transubstanciação mística. Sabe por quê? Por que segundo os católicos, a eucaristia se torna o corpo de Cristo. Então comemos Sua carne e bebemos Seu sangue. E me pergunto:

“Por que um canibal não pode se tornar um adepto dessa religião?”

E Deus disse: “Faça-se a luz!”.
E a luz se fez. É fácil dizer isso. Ele é Deus. Mas, para nós achar a luz leva tempo. Uma vida. Ou muitas vidas. Na vida em geral, às vezes o que não se pode tocar é mais real do que o material. Por exemplo: medo, ódio, solidão, amor, coragem, alegria são mais reais do que uma perna. E todo o santo dia uma alma pode chegar a algo que quase se toca. Não é para fundir o cérebro? Em um antro de pura perdição quase se vê a face de Deus. As coisas que falo “alto” calam fundo no coração de algumas poucas pessoas. Roubaram-me muitas coisas em minha vida. As principais foram minha infância e minha juventude. E o ladrão soube me enganar, deixando algo em meu lugar:
Medo.
Todos temem alguma coisa. Eu tinha medo de não ser amado. E ainda tenho. Isso é temer a Deus?
Não!
Por que eu haveria de temer Aquele que ama sem preconceitos? Aquele que sempre pousará a mão sobre nossas mentes conturbadas? Aquele que possui um conhecimento infinito e a verdade suprema está acima de dogmas e preconceitos, não é? Esse Deus, eu acredito. Quer sair do medo? Sinta o fogo! Dizem que encontrar Deus é uma glória...
Estão errados em minha opinião. É perigoso. Você passa a vida no mundo dos homens. E quando você vê Seu poder, a Sua grandeza, os homens não são mais vistos. Você fica tão conectado nEle que mal os vê pelo canto dos olhos. Você os perde de vista.
Isso é meu ego?
Ou meu princípio?
Lutamos contra demônios e suas tentações. Quantas vezes já ouvi:

“Faça de seus inimigos, seus amigos.”

E quanto aos amigos? O que faço? Coleção? Quero qualidade e não quantidade. A minha fé é uma ameaça para quem me odeia. Terei de amá-los mais que meus amados amigos? O meu ego dirá que nunca. O meu princípio dirá: Por que não?
O meu ego fala assim para meus “inimigos”:

“Ouviu falar do Olimpo? Monte Olimpo, na antiga Grécia, morada dos deuses? Claro que sim... Havia uma hierarquia mesmo entre os deuses. Mercúrio estava abaixo de Apolo, Apolo abaixo de Zeus.”

  Você me diz para erradicar o ódio e acha que é um Deus. Alguém mais velho e com muita experiência de vida diz que além de erradicar o ódio, eu devo amar toda e qualquer criatura andante ou rastejante e se acha um Deus maior. Bem, meu ego dirá que sou Zeus. Que sou onipotente. Que devo ser obedecido ou meus raios cairão. Esse é o meu ego falando. Meu princípio dirá ao ego:

“Você não é Zeus. É somente o ego”.

Simples assim o ego dirá:

“Não se preocupe. Eu sou o senhor dos raios, lembra-se?”

Estaria eu acima dos dois às vezes? Caso contrário não estaria descrevendo as diferenças entre um e outro nessas paginas, não é? ?

Agora vamos ao ponto. Eu ter escrito isso remete ao meu ego? Ou meus princípios?
Sabe a moral disso tudo para mim?
Viva pelo o que você acredita ser certo. Mas, com moderação.


Bratja

De 25 de Outubro de 2007 até 16 de Março de 2009