terça-feira, 19 de outubro de 2010

NET-iqueta

Netiqueta é a etiqueta da internet. Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, sites de relacionamento e outros.
Estas regras de etiqueta aplicadas à internet não são oficiais, nem estão documentadas em nenhum lugar. A compilação de normas abaixo está sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntária, pelos próprios usuários da Internet.

1) Não enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM LETRAS MAIÚSCULAS. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido.


2) Evite o uso do Internetês ("lindu", "mininu", "naum", "axu", etc.. etc..) com quem você não tem intimidade. Pessoas mais cultas tendem a não suportar esse tipo de escrita, e podem não querer se comunicar com você. Preste atenção no que você escreve, é possível que, em alguns dias, nem você mesmo saiba o que havia escrito.


3) Não envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como você a escreveu, pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficará tão clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possível pra não gerar nenhuma confusão. Uma boa prática é sempre reler a frase escrita, pelo menos uma vez antes de enviar para ter certeza de que faz sentido.

4) Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.


5) Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.

6) Evite ser arrogante ou inconveniente.

7) Lembre-se que dialogar com alguém através do computador não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade. Do outro lado do computador existe uma pessoa como você.

8) Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.

9) Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação. Caso alguém insista nessas práticas, ignore-o.

10) Sempre responda todas as mensagens recebidas, mesmo que não haja interesse de sua parte em manter contato. Esse alguém perdeu tempo escrevendo algo para você e merece uma resposta, mesmo que seja negativa, ou apenas uma resposta curta.

Acima de tudo, utilize seu bom senso e pratique o respeito.


Bratja

Nenhum comentário:

Postar um comentário