sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Egos VS Princípios - Transições

Concepção de felicidade para mim? Bem... É quando eu sinto que estou bem perto, mas não consigo chegar lá. Não é bom, nem completo o bastante. E apesar de minhas fantasias, sou um ser inferior. Sou humano. É muito duro. Sou amigo? Sou inimigo? Sou julgado? Sou amparado? Sou criticado? Sou elogiado?
No fim, não me julgam pelo o que não fiz, mas pelo o que “fiz”.  Só que o que “fiz”, não aconteceu. Então pelo o que sou julgado? Não mudei as coisas, eu apenas entreti as pessoas. Nada mal para um alien. E se ainda me odiarem?
“A pior coisas do tempo é não poder me defender” Realmente...
Agora estou à mercê do tempo. Todos nascem inteligentes e emburrecemos com o tempo. Pense só:

“Crianças não têm preconceitos. Não julga, não mente, não é falsa, não engana.”

Fato. Isso é um fato. À medida que cresce e se co-relaciona com “adultos”, começa a emburrecer. Pensam em estereótipos e mais tipos. Triste isso...
Se enganam quando ficar bem e estar drogado é uma boa hype. Sou o que sinto? Ou o que me fazem sentir?
Bem, se assim for:

“Sou o amor cercado de ódio por todos os lados”

Essa é a melhor definição de mim mesmo. Ego me faz ter princípios, ou, os meus princípios são frutos de meu ego? Meu coração hoje em dia pensa e meu cérebro sente. Um grande choque de valores. O jeito que sou? Se sou um homem? O que é ser um homem? Meter meu pênis numa vagina depilada e cheirosa? Uau... Parabéns para quem pensa isso. Palmas e mais palmas.
Dois órgãos definem o ser humano em gêneros? Meu pênis, sua vagina num ato frenético até o ato do gozo. Isso é a vida? Isso me torna um homem?
Isso é o que eu chamo de uma rodovia perdida.
Meus valores como homem difere de: “um pênis + uma vagina = ser homem”.
Sexo é ótimo. Mas, não é só isso. A vida NÃO é só ISSO. A vida é um grande quebra – cabeças. Se faltar uma única peça que seja, tudo fica comprometido. A falta de uma peça desestrutura o todo. A lógica depende da razão. O amor da emoção. Tire a razão da lógica ou a emoção do amor e veja o declínio de um ser humano.
Tudo isso não nasce conosco. É-nos embutido com o passar do tempo. Às vezes temos a emoção e num belo dia encontramos o amor. O mesmo se aplica as outras coisas. Um depende do outro e assim se apara as pontas e se institui o equilíbrio. Bilhões de seres humanos existem para complementarem uns aos outros. Na verdade, adicionarem uns aos outros. Ninguém é incompleto. E ninguém completa ninguém. Quem bem sucedido e após enfrentar seus próprios problemas e fantasmas se agarraria a alguém com situação igual, senão pior do que já havia tido antes? Te respondo? Ninguém!
Ninguém quer alguém triste perto de si por mais do que 15 minutos. Quer uma prova? Alguém aparece chorando e a primeira preocupação de quem vê isso é:

“O que será que aconteceu?”

Após saber o problema, começa o ritual do “não fica assim” ou “você é mais do que isso”. E mesmo o outro ali desabando em lágrimas, sufocado em tristeza e incompreensão, não teria como verter tanto sofrimento em um sorriso puro e honesto de que iria ficar bem. Mas, ainda assim o faz para que aquele que cedeu 15 minutos de curiosidade para cessar sua voz presa em desespero se sentisse melhor. Que louco não é?  Procuramos alguém para desabafar e no final nós é que acabamos tendo força para sufocar o décimo sexto minuto que precisávamos extrair de nossa alma para não perturbar aquele que quem sabe no outro dia, nos daria ao menos 10 minutos para continuar a sessão de terapia que precisamos tanto naquele momento. Deixa eu te dizer uma verdade. Você não terá seus 10 minutos amanhã. A não ser que seja um (a) namorado (a), marido, mulher ou seu espelho. É verdade... E o psicólogo? Você terá cerca de 1 hora e meia por horário marcado e pago. Eles estão certos. Dedicaram tempo, dinheiro e quem sabe as vezes dedicação para ser seu melhor amigo por uma hora e meia por semana. Quem me lê assim, pensa que eu não peço meus 15 minutos, não é? Relaxe. Eu ainda peço. Mas, com muito menos freqüência que alguns dias atrás. Pessoas querem alguém para adicionar algo a vida delas. E se ouvem você desabafar por mais de 15 minutos e ainda ganhar um abraço de brinde, parabéns. Ou você ganhou um novo amor, ou estreitou laços com alguém que nunca pensara antes, ou esta pessoa está apaixonada por você. Mas, eu ainda acredito em ajuda e amor incondicional. Acredito por que eu sou assim na maioria das vezes. Temos amigos sim. Mas, somente uma pessoa tem a chance de conhecer completamente uma outra pessoa. Outras só possuem conhecimento o suficiente para uma convivência cabível a elas mesmas. Os famosos 15 minutos lembram? A verdade é algo que somente uma pessoa em cada grupo pode suportar. Uma vive a verdade e a outra suporta e apóia a verdade. O resto é coadjuvante num palco muito mais amplo que sua visão quisesse a alcançar. Se você não forçar a vista, não enxergará além de seus óculos. Em suma, só um será escolhido para saber tudo. Os outros terão apenas fragmentos da verdade. Encontrei uma pessoa atualmente e estou feliz por isso. Não sei se estou apaixonado ou emocionalmente estável para tal afirmação. Seria isso meu ego?
O princípio move o ego? Ou o ego é uma mera desculpa para se fazer o que você não faria na totalidade de sua vontade? Vontade de fazer algo quase nunca é consumível. Imagina o caos de fazer tudo o que sua vontade quisesse. Pois é... Ferrava geral.
Você pode pensar que estou esburacando a felicidade não é? Bem, as pessoas costumam chamar de felicidade coisas mundanas, mas, de forte apelo emocional:

•    O recém saído CD de sua banda preferida
•    Dar uma boa transada depois de meses sem toque
•    Comer algo diferente ao menos duas vezes na semana
•    Gastar o que não poder ao menos uma vez ao ano.

E por ai vai. Mas, digo que fazer isso de vez em quando, nos deixa vivos para suportarmos mais e mais coisas. Suportar e após semanas ou meses olhar para trás e dizer: “superei!”, tirando proveito da experiência vivida. Um bem necessário eu diria. Viva com moderação. Ou, até seu dinheiro permitir. Tudo visual não é? Pois bem...
Que importa o visual do bombeiro na corporação se com ou sem ele o fogo ainda será apagado? Um médico precisa de um visual para prestar primeiros socorros caso encontre um enfermo na rua?
Pessoas que são pessoas, não é?  É uma necessidade de excluir o que não é padrão. Agora pense comigo honestamente:

“Quem criou o padrão do padrão que conhecemos?”

Sem resposta? Que bom. Bem vindo ao meu mundo. Você não precisa fazer mal a alguém para saber que é errado. Existe sim o que chamo de “erro programado”.
Isso mesmo. Situação de perigo. Vamos lá. Quem você ama e quer proteger está do seu lado. Você precisa se livrar da pessoa amada para tirar do perigo. O que você faz????
Um erro programado! Mesmo não sendo aceito, você faz o erro para proteger quem você ama. E pergunto: Ego ou princípio?
Eu respondo: Nenhum dos dois.
Isso eu chamo de amor ao próximo. Amor incondicional.

“Ah, mas você está protegendo quem você ama” – você me diz.

 E respondo novamente: A pessoa amada está do meu lado ou não está? Amor incondicional não tem classificação. Por outro lado, existem classificações para classificar o que deve ser ou não deve ser classificado. Entendeu? Humanamente falando, temos infinitas classificações. Eis uma interessante para mim:

“Que a estrada se abra à sua frente. Que o vento sopre às suas costas. Que o Sol brilhe morno em sua face e a chuva caia de mansinho sobre seus campos. E até nos encontrarmos novamente, Deus, O Grande o guarde na palma de SUA mão.”

Posso cheirar um pó, ter relações sexuais com uma galinha, bater nos mais fracos?
Claro que posso! Por que eu não o faço? Por que sei que é errado. Isso é o meu ego ou meu princípio falando? Não importa. Por que Deus está em todo o lugar! E juro que não estou sendo sarcástico com o que direi agora, mas, Deus me guarda na palma de SUA mão! O que ele faz com a outra palma? Glória ao Senhor e me passa a munição. Quer um exemplo? Catolicismo é legal. Sério rapaz. Tem toda uma transubstanciação mística. Sabe por quê? Por que segundo os católicos, a eucaristia se torna o corpo de Cristo. Então comemos Sua carne e bebemos Seu sangue. E me pergunto:

“Por que um canibal não pode se tornar um adepto dessa religião?”

E Deus disse: “Faça-se a luz!”.
E a luz se fez. É fácil dizer isso. Ele é Deus. Mas, para nós achar a luz leva tempo. Uma vida. Ou muitas vidas. Na vida em geral, às vezes o que não se pode tocar é mais real do que o material. Por exemplo: medo, ódio, solidão, amor, coragem, alegria são mais reais do que uma perna. E todo o santo dia uma alma pode chegar a algo que quase se toca. Não é para fundir o cérebro? Em um antro de pura perdição quase se vê a face de Deus. As coisas que falo “alto” calam fundo no coração de algumas poucas pessoas. Roubaram-me muitas coisas em minha vida. As principais foram minha infância e minha juventude. E o ladrão soube me enganar, deixando algo em meu lugar:
Medo.
Todos temem alguma coisa. Eu tinha medo de não ser amado. E ainda tenho. Isso é temer a Deus?
Não!
Por que eu haveria de temer Aquele que ama sem preconceitos? Aquele que sempre pousará a mão sobre nossas mentes conturbadas? Aquele que possui um conhecimento infinito e a verdade suprema está acima de dogmas e preconceitos, não é? Esse Deus, eu acredito. Quer sair do medo? Sinta o fogo! Dizem que encontrar Deus é uma glória...
Estão errados em minha opinião. É perigoso. Você passa a vida no mundo dos homens. E quando você vê Seu poder, a Sua grandeza, os homens não são mais vistos. Você fica tão conectado nEle que mal os vê pelo canto dos olhos. Você os perde de vista.
Isso é meu ego?
Ou meu princípio?
Lutamos contra demônios e suas tentações. Quantas vezes já ouvi:

“Faça de seus inimigos, seus amigos.”

E quanto aos amigos? O que faço? Coleção? Quero qualidade e não quantidade. A minha fé é uma ameaça para quem me odeia. Terei de amá-los mais que meus amados amigos? O meu ego dirá que nunca. O meu princípio dirá: Por que não?
O meu ego fala assim para meus “inimigos”:

“Ouviu falar do Olimpo? Monte Olimpo, na antiga Grécia, morada dos deuses? Claro que sim... Havia uma hierarquia mesmo entre os deuses. Mercúrio estava abaixo de Apolo, Apolo abaixo de Zeus.”

  Você me diz para erradicar o ódio e acha que é um Deus. Alguém mais velho e com muita experiência de vida diz que além de erradicar o ódio, eu devo amar toda e qualquer criatura andante ou rastejante e se acha um Deus maior. Bem, meu ego dirá que sou Zeus. Que sou onipotente. Que devo ser obedecido ou meus raios cairão. Esse é o meu ego falando. Meu princípio dirá ao ego:

“Você não é Zeus. É somente o ego”.

Simples assim o ego dirá:

“Não se preocupe. Eu sou o senhor dos raios, lembra-se?”

Estaria eu acima dos dois às vezes? Caso contrário não estaria descrevendo as diferenças entre um e outro nessas paginas, não é? ?

Agora vamos ao ponto. Eu ter escrito isso remete ao meu ego? Ou meus princípios?
Sabe a moral disso tudo para mim?
Viva pelo o que você acredita ser certo. Mas, com moderação.


Bratja

De 25 de Outubro de 2007 até 16 de Março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário